Até que ponto estamos sendo vigiados? Celular/ TV
E se toda sua programação televisiva estivesse sendo escutados pelo seu celular?
Tem mais de duzentos e cinquenta jogos que fazem uso do microfone no seu celular que pode identificar tudo ao redor do seu ambiente, inclusive séries, filmes e programas que você mais assiste.
Não vamos esquecer que o site Daily Beast revelou a possibilidade de que o recurso de comando de voz, incluso nas novas TVs inteligentes da Samsung, esteja gravando conversas que acontecem ao redor dos aparelhos e transmitindo para um centro de armazenamento.
A Alphonso, uma empresa indiana que desenvolveu essa tecnologia, que reúne essa informação para vender posteriormente a publicitários. O curioso é que este programa funciona mesmo quando o aplicativo não está sendo utilizada.
Há perto de 250 aplicativos na loja online do Google usando o Alphonso, e uma pesquisa na App Store mostrou que algumas estão também disponíveis para iOS.
De acordo com o New York Times, a maior parte dos aplicativos são jogos, muitos dos quais destinados a crianças. Segundo a informação que consta no site da startup, a tecnologia está presente em mais de 40 milhões de “televisões inteligentes.
O objetivo da tecnologia, segundo é identificar as séries, filmes e programas televisivos mais vistos por cada pessoa para que os aplicativos móveis consigam apresentar conteúdo publicitário personalizado, de acordo com os gostos e preferências pessoais de cada um.
Segundo consta na política de privacidade publicada no site da empresa, “a Alphonso apenas recebe pequenas amostras de áudio do microfone do dispositivo em que o app está instalado se o usuário concordar“. No entanto, realça, são feitas poucas perguntas aos utilizadores.
Funciona assim: a pessoa baixa um aplicativo que traz o software da Alphonso – ele fica embutido no jogo, por exemplo; não é preciso realizar um segundo download.
Depois, concorda em liberar o acesso do microfone e a localização. Ao deixar o app em segundo plano, o algoritmo consegue identificar qual o programa de TV ou anúncio televisivo foi assistido.
Com as informações coletadas é possível fazer propaganda direcionada no celular. Seria possível saber que alguém assiste futebol toda quarta-feira e mostrar no celular a propaganda da patrocinadora do evento, por exemplo.
O reconhecimento do áudio é feito pela Shazam, aplicação para smartphones capaz de reconhecer conteúdo de áudio.
Apesar de muitos apps deixarem claro que usam a tecnologia da Alphonso logo na descrição, outros encobrem a informação em longos termos de uso.
Como a maioria dos usuários concordam sem ler, a tecnologia que ‘invade’ a privacidade passa despercebida.
Por isso todo cuidado é pouco quando se trata da invasão de sua privacidade, uma coisa é instalar um aplicativo no celular para saber onde está seu filho, outra coisa é você saber se estão ou não ouvindo suas conversas.
A mesma polêmica tomou conta do mundo da tecnologia quando o Siri, da Apple, foi lançado.O assistente pessoal presente em iPhones também registra e envia para terceiros as falas utilizadas em seus comandos.
Até que ponto estamos sendo vigiados?
Comentários
Postar um comentário